Empresas são Reconhecidas pela Melhoria da Eficiência Energética em Seminário Realizado na FIESP

Durante evento realizado no dia 13 de setembro de 2017, em parceria com Procobre, Senai- SP e Eletrobrás, as empresas participantes do programa de certificação ISO 50001, Coca-Cola, Baxter, L’óreal e Bemis, foram parabenizadas e reconhecidas pelo seu esforço e empenho em melhorar os níveis de eficiência energética de suas indústrias. O evento que aconteceu em São Paulo, na FIESP, contou ainda com a participação do representante do Brasil no Comitê Internacional de Gestão de Energia, no qual apresentou as novidades do setor.

 

Coca-Cola, Baxter, L’óreal e Bemis recebem premiação das empresas idealizadoras do projeto.

Com o objetivo de fomentar a adoção de um Sistema de Gestão da Energia – SGE, baseado na norma ISO 50001 na indústria brasileira, setor responsável pelo consumo de 33% de energia no país, o ICA/Procobre e a Eletrobrás estabeleceram uma parceria para implementar o sistema de gestão em indústrias do Estado de São Paulo.
O projeto contou com a participação do SENAI-Pirituba para a seleção das empresas e o desenvolvimento dos trabalhos junto com a Eletrobras, tendo o Procobre como patrocinador.
A escolha pelo setor industrial baseou-se na premissa que, embora a norma tenha sido construída para ser aplicada a todo tipo de organização, o setor apresenta um grande potencial para ganhos em eficiência energético dado seu alto consumo e ao uso de diferentes fontes de energia e em diferentes processos.

O Procobre identificou o SENAI como um parceiro estratégico para o projeto. A escola integra a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e tem boa proximidade com o setor industrial. A unidade de Pirituba foi escolhida para o trabalho por ser especializada em Energia e Eficiência Energética e ter como objetivo promover e difundir as ações de eficiência energética em indústrias do Estado de São Paulo.
Compartilhando objetivos comuns, as três empresas se reuniram e definiram o escopo dos trabalhos, as metas e as atribuições de cada empresa.

“Desde que foi criado o comitê da ISO para iniciar os trabalhos de elaboração da norma ISO50001, o ICA/Procobre vem participando desta iniciativa, tanto no âmbito internacional como no nacional, contribuindo de maneira proativa, consistente e contínua. Nós acreditamos que adoção e implementação dos conceitos de gestão de energia são fundamentais para um mundo mais sustentável, sendo este um dos pilares globais que norteiam nossa associação. A gestão de energia traz inúmeros benefícios diretos, dentre eles economia de energia, eficiência energética e aumento da produtividade, propiciando que o desempenho e a performance da principal atividade de uma organização seja alavancada econômica e tecnicamente. Com o apoio da Eletrobras e do Senai-SP conseguimos viabilizar este projeto com 9 empresas ícones nos setores industriais que representam, tendo a certeza que os resultados exitosos conseguidos irão influenciar a implantação da ISO50001 em todo território nacional.” Glycon Garcia Junior – Diretor Executivo – Procobre Brasil

O ICA/ Procobre, a Eletrobras e o SENAI desejam que o projeto promova no setor industrial, a prática da gestão da energia normatizada como ferramenta para o sucesso da sustentabilidade dos negócios. Esperam ainda contribuir com o governo e a sociedade brasileira, permitindo que estes usufruam dos benefícios oriundos da gestão da energia dentre os quais: a maior disponibilidade de suprimento de energia, a melhoria da competitividade das organizações, o impacto positivo nas mudanças climáticas e a promoção de uma cultura de uso eficiente.

 

2 Comentários

  1. Vemos um dever relevante que pode estar atendido através de SEBRAE pertinente ampere
    informação e também formalização destes empreendedores através do MEI
    – Microempreendedor Individual, cabido que os mesmos
    contem alinhamento destinado a programa.

  2. Que texto espetacular! Já entrei no seu site algumas vezes, porém esta é
    a primeira vez que deixo um comentário.
    Inseri seu site nos favoritos para que eu não perca os próximos artigos.
    Abraço!