Guia Técnico sobre Motor Premium é Lançado na FIESP

A substituição dos motores elétricos antigos por modelos mais eficientes pode trazer grandes benefícios para a indústria brasileira. É o que mostra o Guia Técnico sobre Motor Premium, publicação lançada na quarta-feira (22/06), durante o Workshop ‘Motor Premium – Eficiência Energética Industrial’, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Elaborado pela Eletrobras, em parceria com a International Copper Association (por meio do Procobre Brasil), o Guia Técnico tem como objetivo auxiliar o usuário de motores elétricos a entender melhor o motor de indução Premium (classe IR3). O documento também apresenta como selecionar o melhor motor para cada atividade e formas de operação de modo a ampliar a sua eficiência, confiabilidade e durabilidade.

Imagem2Autor do Guia Técnico sobre Motor Premium, o engenheiro da Eletrobras, Carlos Aparecido Ferreira, revela que a ideia da publicação surgiu após ser identificado que o documento anterior era do ano de 1998, ou seja, pré Lei de Eficiência Energética, criada apenas em outubro de 2001. Enxergando a possibilidade de aumentar a eficiência energética no meio industrial e seguindo uma tendência internacional, a Eletrobras e o Procobre Brasil decidiram revisar e enriquecer o guia para apresentar o Motor Premium e as suas vantagens.

“Com esse guia nós pretendemos contribuir para a transformação do mercado de motores elétricos brasileiro. O nosso objetivo foi criar um material em que a pudéssemos atingir o maior número de usuários de motor elétrico possível, com uma linguagem simples, objetiva e bem direta”, explica.

 

Para fazer o download do Guia Técnico sobre Motor Premium, clique na imagem ao lado.

fonte: Procelinfo