Resultado de imagem para transformadores eficientes de energia nas redes de distribuição de energia elétrica.

Todos os dias utilizamos a rede elétrica que alimenta a energia de edifícios comerciais e residenciais, escolas e indústrias, para praticamente tudo que fazemos. Este complexo sistema inclui estações geradoras de energia e linhas de transmissão de alta tensão, que efetuam o transporte de energia elétrica por longas distâncias, linhas de distribuição que fornecem energia para casas e bairros individuais, e o hardware relacionado usado para controle e proteção do fluxo de energia.

Sempre procurando atender toda a demanda de energia, que aumenta a cada dia, é indispensável a instalação de transformadores eficientes de energia nas redes de distribuição de energia elétrica.

Os transformadores de energia são responsáveis por garantir o uso de energia elétrica em residências e indústrias, aumentando ou diminuindo os níveis de tensão nas linhas de energia que transportam corrente alternada. Como a transferência de potência com tensões mais elevadas resulta em menores perdas, é mais utilizado para o transporte de energia de longas distâncias. Mas, como esses níveis de alta tensão poderiam representar um risco de segurança em cada extremidade das linhas, são utilizados os transformadores, que tem como objetivo aumentar os níveis de tensão no ponto de alimentação de energia e diminuí-los próximo aos bairros e edifícios.

Resultado de imagem para transformadores eficientes de energia nas redes de distribuição de energia elétrica.

Os transformadores de energia são usados para aumentar e diminuir os níveis de tensão nas linhas de energia que transportam corrente alternada. A transferência de potência com tensões mais elevadas resulta em menores perdas e, por isso, é mais utilizado para o transporte de energia de longas distâncias. No entanto, esses níveis de alta tensão poderiam representar um risco de segurança em cada extremidade das linhas, sendo assim, os transformadores são utilizados para aumentar os níveis de tensão no ponto de alimentação de energia e diminuí-los próximo aos bairros e edifícios.

 

Em contrapartida, os transformadores precisam suprir as necessidades mínimas a fim de atender a eficiência energética requerida atualmente. Para apoiar as concessionárias de energia e profissionais da indústria, o Portal Leonardo Energy, preparou uma série de 4 Webinares (Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4) que contempla exemplos extraídos de casos reais de concessionárias do setor elétrico brasileiro, bem como, de trabalhos desenvolvidos nos últimos anos junto aos principais fabricantes de transformadores do Brasil, sobre o Estado da Arte dos Transformadores Eficientes de Energia nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica.

Assista gratuitamente os 4 Webinares da série e fique por dentro das vantagens e benefícios dos Transformadores Eficientes de Energia.

Compartilhe