Proteção contra Raios e Surtos de Tensão – A Revisão da NBR 5419

Quando: 30/08/2013 às 9h

Iniciativas: Instalações Elétricas

Compartilhe

Informação
A descarga atmosférica é um fenômeno originado na natureza que pode expor pessoas, estruturas, instalações elétricas e equipamentos a riscos bastante significativos com seus consequentes prejuízos.Diferentemente do que se supõe a instalação de SPDA ‐ Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, composto por captação, descida e aterramento, não protege a instalação elétrica, tão pouco os equipamentos por ela servidos contra a maior parte dos efeitos causados pelos raios.
Ao contrário, no caso do impacto direto da descarga atmosférica no SPDA de uma estrutura que não possua instalado um eficiente sistema de aterramento, equipotencialização e proteção contra surto de tensão, o risco de dano na instalação elétrica e seus componentes poderá ser maior do que se essa estrutura não possuísse SPDA e a descarga atmosférica a atingisse diretamente. Existem ainda fontes de sobretensão transitória originadas na própria rede de energia e que podem causar o funcionamento incorreto ou a queima de equipamentos ou componentes da instalação.
Com a revisão em andamento da NBR 5419 (proteção contra descargas atmosféricas, que passará a ter mais de 300 páginas), vários conceitos até então inexistentes nas normas nacionais serão adicionados ao já consagrado conjunto de medidas visando aprimorar ainda mais a proteção em questão.
Esta seminário online visa informar as tendências sobre:
Fortalecimento do conceito de SPDA interno e SPDA externo
Alteração no estudo para análise de risco
Mudança na seção de condutores de cobre de alguns trechos do SPDA
Nova forma de cálculo para o método de captação do ângulo de proteção (Franklin) e novas dimensões para o método das malhas (Faraday);
Utilização do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPRs) aplicado na proteção contra surtos
Reafirmação da utilização das armaduras e outros elementos metálicos como componentes naturais do SPDA.
Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Clique aqui para ver o documento.