Energias renováveis disparam nas próximas décadas.

Diariamente, o mundo presencia o poder das mudanças climáticas. As ameaças à infraestrutura das cidades, a diminuição da produtividade nas lavouras, as alterações no nível dos oceanos, são somente alguns pontos marcantes dos impactos que colocam em risco a estabilidade econômica global.

Medidas Definidas na Conferência Mundial do Clima Afetarão o Futuro da Humanidade

Toda essa mudança ocorre devido à emissão excessiva de gases de efeito estufa, além de atividades como o desmatamento, queima de combustíveis fósseis para a geração de energia ou outros tipos de práticas insustentáveis em agricultura e pecuária.

energia

Há uma constante busca por alternativas de energia limpa, a fim de minimizar os estragos causados pelas emissões de gases nocivos ao meio ambiente, bem como garantir uma vida mais longa ao planeta.

Energias renováveis

De acordo com relatório projetado pela BP (British Petroleum), a demanda global por energia renovável deverá crescer em um ritmo acelerado nas próximas décadas.

De acordo com a pesquisa, a China deverá permanecer como a maior consumidora de energia do mundo até meados de 2040, porém a Índia poderá ultrapassá-la em termos de crescimento de demanda a partir da próxima década.

Energias Renováveis para Geração de Eletricidade na América Latina 2010

Apesar da demanda por energia na China ter crescido 5,9% nos últimos 20 anos, até 2040 o crescimento deverá ser bem menos acelerado nos próximos anos, devido à mudança de indústrias de energia intensivas para serviços e as regras mais rigorosas sobre poluição do ar introduzidas por Pequim.

Ainda, de acordo com o relatório, a demanda global por energia crescerá cerca de um terço até 2040, impulsionada pela rápida expansão das classes médias na Ásia.

No Brasil

Um relatório sobre as fontes renováveis, emitido pelo BTG Pactual, mostra que ainda existe muito potencial eólico a ser explorado no Brasil.

Nos últimos dez anos, a geração eólica passou de 400MW para quase 14.000MW, representando um crescimento médio anual de 45%, fazendo com que a participação da fonte na matriz elétrica chegasse a 9% no final de 2018.

Coletânea: Guias de Aplicação para Cabos Elétricos com Condutores em Cobre

Mas ainda há muito vento para explorar neste imenso Brasil. De acordo com o último Plano Decenal da EPE, estima-se que serão adicionados mais 5.000 MW até 2026 e o relatório do BTG fala em mais de 30.000MW até o ano de 2027.

Fonte extraída e adaptada de:http://climainfo.org.br/2019/03/11/os-muitos-ventos-ainda-a-serem-aproveitados-no-brasil/ e https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/bp-ve-crescimento-de-energias-renovaveis-disparando-nas-proximas-decadas-no-mundo.shtml