Aplicação da IT 41 – Inspeção Visual de Instalações Elétricas do Corpo de Bombeiros do Estado de SP

A Instrução Técnica 41, que trata da inspeção visual das instalações elétricas de baixa tensão, é de aplicação obrigatória em todas as edificações prediais, comerciais, industriais (exceto nas habitações unifamiliares), no Estado de São Paulo, que necessitam da obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Em efeito desde 2011, a IT-41 tem mostrado resultados satisfatórios na melhoria da qualidade das instalações elétricas, o que começa a provocar uma mudança no comportamento dos incorporadores, construtoras, proprietários e profissionais da área elétrica.

O objetivo deste seminário on-line é apresentar os principais requisitos da IT-41 e esclarecer dúvidas sobre a abrangência e aplicação dessa importante regulamentação. O apresentador deste seminário colaborou diretamente com o corpo técnico dos Bombeiros de São Paulo na redação do documento, bem como no treinamento técnico da Corporação em relação ao tema.

Hilton Moreno – Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). – Consultor técnico do Procobre Brasil. – Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas comissões, dentre as quais da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039. – Participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normalização Técnica. – Ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e atual professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação Santo André, SP. – Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior. – Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. – Revisor da 5ª edição do livro “Instalações Elétricas” de Ademaro Cotrim. – Editor geral e autor das seções da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039 do Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras. – Coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. – Membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil. – Conselheiro da ABRACOPEL. – Diretor Geral da Hilton Moreno Consulting, Diretor Técnico da Atitude Eventos e Diretor Técnico do Portal HMNews.

Arquivos disponíveis

  • Doc-103-ie-Webinar-Aplicacao-da-IT-41-Inspecao-visual-de-Instalacoes-Eletricas-do-Corpo-de-Bombeiros-do-Estado-SP

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados