ABNT NBR 15.920 – DEAC – Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos

Estudos realizados pelo Procobre no Brasil e no mundo indicam que as perdas de energia nos condutores elétricos utilizados nas instalações elétricas prediais e industriais podem ser significativas se somadas por anos a fio de funcionamento das edificações. Essa preocupação em relação ao desperdício de energia dos condutores resultou, anos atrás, na publicação de uma norma IEC sobre o tema, que foi traduzida e publicada em 2011 como a norma ABNT NBR 15920.

Esta norma faz uma análise técnica e econômica do assunto, indicando os métodos para realizar os cálculos das seções otimizadas em relação ao aumento da eficiência energética da instalação e o retorno dos investimentos para atingir os resultados. Como se sabe, a toda melhoria de eficiência energética corresponde uma direta redução total nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera.

O objetivo deste seminário on-line é resumir os conceitos e equacionamentos da ABNT NBR 15920 e apresentar o software desenvolvido pelo Procobre para aplicação da norma mencionada, incluindo os cálculos da redução de CO2. Serão ainda discutidos os casos de dimensionamentos realizados em projetos reais de edificações residenciais, hotéis, shopping centers, hospitais etc.

Hilton Moreno – Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). – Consultor técnico do Procobre Brasil. – Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas comissões, dentre as quais da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039. – Participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normalização Técnica. – Ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e atual professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação Santo André, SP. – Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior. – Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. – Revisor da 5ª edição do livro “Instalações Elétricas” de Ademaro Cotrim. – Editor geral e autor das seções da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039 do Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras. – Coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. – Membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil. – Conselheiro da ABRACOPEL. – Diretor Geral da Hilton Moreno Consulting, Diretor Técnico da Atitude Eventos e Diretor Técnico do Portal HMNews.

Arquivos disponíveis

  • Doc-106-ie-Webinar-DEAC-NBR-15-920

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados