Dimensionamento de Circuitos Elétricos de Residências conforme LEED

Atualmente o Green Building Council Brasil está desenvolvendo um Referencial para Casas Sustentáveis, sendo que o assunto encontra-se em fase de certificação de algumas residências que fazem parte de um projeto piloto. Este é um trabalho totalmente voltado para o mercado residencial imobiliário do país, que tem como objetivo suprir a demanda habitacional efetiva, assim como, disseminar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, que buscam viabilidade econômica, criação de ambientes mais saudáveis, redução da extração de recursos naturais do ambiente e conscientização da demanda do setor residencial.

O Referencial GBC Brasil Casa® é dividido em vários temas, sendo um deles aquele que trata de Energia e Atmosfera (EA). Neste assunto, existe o “Pré-requisito 3: Qualidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão”, que tem por objetivo promover a qualidade das instalações elétricas, bem como assegurar a proteção do consumidor e patrimonial, visando obter uma construção eficiente do ponto de vista energético, de forma eficaz e duradoura.

Este seminário visa apresentar as exigências do Pré-requisito 3 em geral e, em particular, aquelas relativas ao dimensionamento dos circuitos elétricos que deve ser feito de forma energeticamente eficiente e segura, respectivamente, de acordo com as normas ABNT NBR 15920 e ABNT NBR 5410. Serão mostrados alguns casos reais de dimensionamentos apresentados nas certificações piloto que vem sendo realizadas.

Hilton Moreno – Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). – Consultor técnico do Procobre Brasil. – Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas comissões, dentre as quais da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039. – Participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normalização Técnica. – Ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e atual professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação Santo André, SP. – Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior. – Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. – Revisor da 5ª edição do livro “Instalações Elétricas” de Ademaro Cotrim. – Editor geral e autor das seções da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039 do Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras. – Coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. – Membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil. – Conselheiro da ABRACOPEL. – Diretor Geral da Hilton Moreno Consulting, Diretor Técnico da Atitude Eventos e Diretor Técnico do Portal HMNews.

Arquivos disponíveis

  • Doc-92-ie-Webinar-Dimensionamento-de-Circuitos-Eletricos-de-Residencias-conforme-LEED

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados