Iniciativas:

Neste webinar serão apresentados e discutidos os principais aspectos relativos ao projeto e aplicação de transformadores eficientes. A proposta contempla, de forma sequencial, a definição de eficiência energética (que difere substancialmente de rendimento), a avaliação de carregamento, a análise de investimentos, as características específicas de transformadores monofásicos e trifásicos e a avaliação dos custos de manufatura, bem como os preços das commodities (basicamente aço silício e cobre).
Deste modo estão previstos os seguintes tópicos, que serão apresentados de forma sequencial-mensal:
Eficiência e análises de carga (já realizado em 01/07/2010)
Transformadores eficientes e análise de investimentos (já realizado em 22/07/2010)
Transformadores monofásicos rurais & impedância percentual (já realizado em 12/08/2010)
Transformadores trifásicos e desbalanço de carga
Ganhos econômicos obtidos através do remanejamento de transformadores instalados na rede de média tensão
Análise de projetos de transformadores eficientes versus commodities
Cada um dos tópicos pretende cobrir os aspectos mínimos necessários para que o processo e o conceito de eficiência energética e manufatura, sejam compreendidos e aplicados nas indústrias e concessionárias de energia elétrica. Serão abordados e discutidos a importância de uma avaliação consistente do carregamento, os principais problemas associados ao desbalanceamento de carga e suas implicações. Os exemplos serão baseados em casos reais retirados de concessionárias do setor elétrico brasileiro e de trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos junto aos principais fabricantes de transformadores no Brasil.
Esta quarta apresentação (Transformadores Trifásicos e Desbalanceamento de cargas no Sistema de Distribuição) é resultado de um estudo referente ao desbalanceamento do carregamento de transformadores trifásicos no sistema de distribuição. Tem como base a análise do carregamento semanal de 65 transformadores trifásicos de média tensão pertencentes à AES Sul – Distribuidora Gaúcha de Energia. O principal objetivo desta análise é verificar qual o valor mais adequado de TSMP – Tempo Suprindo a Máxima Potência, que é utilizado nas equações de capitalização para o cálculo das perdas sob um ciclo diário de carga típico. Será discutida a influência do desbalanceamento de carga existente entre os terminais dos transformadores e apresentadas as considerações sobre a escolha dos valores mais representativos de TSMP para a análise econômica e para o projeto dos transformadores.                                                                                                                                                                                                                                                            Aellfclêniton M. M. Diniz -Nasceu em 1981 em Campina Grande (PB, Brasil). Recebeu o diploma de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Campina Grande em agosto de 2009. Atualmente é aluno de Mestrado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Suas áreas de interesse são equipamentos elétricos, distribuição da energia elétrica e monitoramento e diagnóstico em pára-raios de óxido de zinco. Sob orientação do prof. Dr. Manuel Luis Barreira Martinez, coordenador do Laboratório de Alta Tensão e do Grupo de Estudos sobre Transformadores Eficientes da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Lista de arquivos (clique no(s) link(s) abaixo para ver o(s) documento(s))
Doc. 133-tr Webinar Estado da Arte de Transformadores Eficientes nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica – parte 4.pdf
Tamanho2.24 MB
Criado em09/07/2015
Atualizado em08/01/2016

Tags:

  carregamento     commodities     desbalanceamento de cargas     eficiência energética     TSMP  
Download