Estado da Arte de Transformadores Eficientes nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica – Parte 6

Neste webinar serão apresentados e discutidos os principais aspectos relativos ao projeto e aplicação de transformadores eficientes. A proposta contempla, de forma sequencial, a definição de eficiência energética (que difere substancialmente de rendimento), a avaliação de carregamento, a análise de investimentos, as características específicas de transformadores monofásicos e trifásicos e a avaliação dos custos de manufatura, bem como os preços das commodities (basicamente aço silício e cobre).
Deste modo estão previstos os seguintes tópicos, que serão apresentados de forma sequencial-mensal:
Eficiência e análises de carga (já realizado em 01/07/2010)
Transformadores eficientes e análise de investimentos (já realizado em 22/07/2010)
Transformadores monofásicos rurais & impedância percentual (já realizado em 12/08/2010)
Transformadores trifásicos e desbalanço de carga (já realizado em 15/09/2010)
Ganhos econômicos obtidos através do remanejamento de transformadores instalados na rede de média tensão (já realizado em 20/10/2010)
Análise de projetos de transformadores eficientes versus commodities
Cada um dos tópicos pretende cobrir os aspectos mínimos necessários para que o processo e o conceito de eficiência energética e manufatura, sejam compreendidos e aplicados nas indústrias e concessionárias de energia elétrica. Serão abordados e discutidos a importância de uma avaliação consistente do carregamento, os principais problemas associados ao desbalanceamento de carga e suas implicações. Os exemplos serão baseados em casos reais retirados de concessionárias do setor elétrico brasileiro e de trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos junto aos principais fabricantes de transformadores no Brasil.
Esta sexta e última apresentação (Análise de projetos de transformadores eficientes versus commodities) mostra como a redução das perdas em transformadores de distribuição pode contribuir para minimizar o efeito da emissão de gases de efeito estufa, no caso das termelétricas, bem como redução nas áreas inundadas no caso de hidroelétricas. Desse modo, o artigo apresenta uma metodologia para a determinação de transformadores eficientes para qualquer carregamento através do índice de proporção de massa (IPM) e com TRI menor do que 5 anos. No intervalo de valores de IPM, no máximo dois valores de IPM podem indicar um transformador eficiente independente do carregamento. Os outros valores podem ser classificados de acordo com a demanda adequada para um transformador eficiente. Por exemplo, pode-se denominar o IPM-18 para um transformador eficiente que atende um FE de zero a 18. Essa classificação pode reduzir o custo de aquisição do equipamento, caso a carga não ultrapasse o FE de 18. Nesse contexto, a energia economizada com a substituição por transformadores eficientes pode representar uma vantagem à concessionária e sociedade.
Estácio Tavares Wanderley Neto – Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá, atuando junto ao Laboratório de Alta Tensão e lecionando as disciplinas Eletricidade Básica e Técnicas de Alta Tensão. Em suas atividades profissionais tem atuado em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento com empresas como a Chesf e a AES Sul, na área de transformadores eficientes, para-raios, sistemas de aterramento e redes compactas de média tensão. Suas áreas de interesse são equipamentos elétricos e alta tensão. Sob orientação do prof. Dr. Manuel Luis Barreira Martinez, coordenador do Laboratório de Alta Tensão e do Grupo de Estudos sobre Transformadores Eficientes da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Arquivos disponíveis

  • Doc-131-tr-Webinar-Estado-da-Arte-de-Transformadores-Eficientes-nas-Redes-de-Distribuicao-de-Energia-Eletrica-parte-6

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados