Guia de Aplicação de Qualidade de Energia – F 5.2.1 – Afundamento de Tensão – Manutenção

Já faz muitos anos que estão disponíveis equipamentos para registrar perturbações no sistema de fornecimento de energia elétrica, como por exemplo tensões fora da tolerância normal ou afundamentos de tensão que caem fora de uma curva de tolerância escolhida etc.

Os instrumentos antigos possuíam capacidades limitadas, medindo apenas a tensão e apresentando os resultados através de gráficos em papel. Os instrumentos modernos executam muito mais medições e armazenam dados eletronicamente para análise detalhada em um computador pessoal. Como resultado, os dados medidos podem ser analisados de vários modos diferentes, de forma que um exercício de coleta de dados pode satisfazer várias necessidades de medição.

Uma ampla gama de equipamentos está disponível comercialmente, variando de unidades monofásicas simples que são conectadas em uma tomada elétrica, até monitores trifásicos instalados permanentemente, conectados aos sistemas de supervisão predial. Os instrumentos mais simples são úteis para determinar o local, natureza e a escala do problema antes de realizar uma pesquisa completa.

Arquivos disponíveis

  • Doc-31-ie-qe-Guia-de-Aplicacao-de-Qualidade-de-Energia-F-5-2-1-Afundamento-Manutencao

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados