Guia de Aplicação de Qualidade de Energia – F 6.1.2 – Fundamentos da Compatibilidade Eletromagnética

No passado, a maioria dos aparelhos usados nas instalações elétricas de edificações convencionais era composta por cargas lineares (como motores CA e CC, cargas resistivas, lâmpadas de filamento etc.), que não causavam interferências, ou causavam interferências muito pequenas entre itens diferentes dos equipamentos. Hoje em dia, no entanto, muitas das cargas em uso são não lineares (inversores de acionadores de motores CA, lâmpadas de descarga, lâmpadas economizadoras de energia etc.).

Estas cargas produzem ruídos de banda estreita (devido aos dispositivos que chaveiam em frequências fixas acima de 9 kHz) que podem se espalhar por toda a rede elétrica. Tipicamente, as Fontes de Energia de Modo Chaveado produzem este tipo de sinal de interferência conduzida (operando na faixa de 10 kHz a 100 kHz).

Ao mesmo tempo, um aumento no uso de sistemas digitais pode ser observado, tais como equipamentos de TI para o gerenciamento técnico das instalações, para sistemas de automação de processos industriais, aplicações multimídias etc.

Arquivos disponíveis

  • Doc-25-ie-qe-Guia-de-Aplicacao-de-Qualidade-de-Energia-F-6-1-2-Fundamentos-da-Compatibilidade-Eletromagnetica

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados