Proteção contra Raios e Surtos de Tensão – A Revisão da ABNT NBR 5419

A descarga atmosférica é um fenômeno originado na natureza que pode expor pessoas, estruturas, instalações elétricas e equipamentos a riscos bastante significativos com seus consequentes prejuízos. Diferentemente do que se supõe a instalação de SPDA ‐ Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, composto por captação, descida e aterramento, não protege a instalação elétrica, tão pouco os equipamentos por ela servidos contra a maior parte dos efeitos causados pelos raios. Ao contrário, no caso do impacto direto da descarga atmosférica no SPDA de uma estrutura que não possua instalado um eficiente sistema de aterramento, equipotencialização e proteção contra surto de tensão, o risco de dano na instalação elétrica e seus componentes poderá ser maior do que se essa estrutura não possuísse SPDA e a descarga atmosférica a atingisse diretamente. Existem ainda fontes de sobretensão transitória originadas na própria rede de energia e que podem causar o funcionamento incorreto ou a queima de equipamentos ou componentes da instalação.

Com a revisão em andamento da ABNT NBR 5419 (proteção contra descargas atmosféricas, que passará a ter mais de 300 páginas), vários conceitos até então inexistentes nas normas nacionais serão adicionados ao já consagrado conjunto de medidas visando aprimorar ainda mais a proteção em questão.

Este seminário on-line visa informar as tendências sobre:
Fortalecimento do conceito de SPDA interno e SPDA externo;
Alteração no estudo para análise de risco;
Mudança na seção de condutores de cobre de alguns trechos do SPDA;
Nova forma de cálculo para o método de captação do ângulo de proteção (Franklin) e novas dimensões para o método das malhas (Faraday);
Utilização do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPRs) aplicado na proteção contra surtos;
Reafirmação da utilização das armaduras e outros elementos metálicos como componentes naturais do SPDA.

Jobson Modena – Engenheiro eletricista. Instrutor do curso de “Proteção contra Descargas Atmosféricas” na ABNT – Autor do “Manual de Proteção contra Surtos” e Coautor do “Guia O Setor Elétrico de Normas Técnicas” – Consultor técnico para confecção, gerenciamento e implantação de projetos, ensaios e procedimentos de adequação às normas vigentes – Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade (CB-3 da ABNT). Participa das comissões de estudo que revisam as normas: ABNT NBR 5419 – Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas, como coordenador da comissão, ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão e da comissão de estudos 102.01 – Aterramentos Elétricos, tendo sido secretário da mesma.

Arquivos disponíveis

  • Doc-107-ie-Webinar-Protecao-contra-Raios-e-Surtos-de-Tensao-A-Revisao-da-NBR-5419

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados