Usinas Solares de Grande Porte Conectadas à Rede

A geração fotovoltaica de energia elétrica é a forma de geração de energia que mais cresce no mundo. O aproveitamento direto da luz do sol, fonte inesgotável de energia, para geração de energia elétrica é possível graças ao efeito fotovoltaico que é a capacidade de certos materiais de absorverem a energia contida nos fótons presentes na radiação luminosa incidente, transformando-a em eletricidade.
Os sistemas fotovoltaicos (FV) para geração de energia elétrica podem ser divididos em duas categorias principais: sistemas isolados e sistemas conectados à rede. O webinar estará focado nos sistemas conectados à rede, apresentando noções básicas dos principais aspectos envolvidos no desenvolvimento de um projeto de implantação de um empreendimento de geração de energia elétrica utilizando tecnologia solar fotovoltaica.
O evento é uma iniciativa do International Energy Initiative – América Latina (IEI) em parceria com o Procobre.
Principais tópicos:
A tecnologia solar fotovoltaica, o recurso solar local
A seleção do local
A previsão da produção de energia
O projeto da planta
A construção, o comissionamento, a operação e manutenção
Os aspectos econômicos associados ao projeto.

João Carlos Camargo – Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE/UNICAP. Mestre e Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Dissertação de mestrado com foco em sistemas fotovoltaicos. Gerencia ou atua como pesquisador de projetos na área de geração distribuída de energia elétrica (sistemas fotovoltaicos, eólicos e híbridos solar/eólico). Coordenador do projeto de pesquisa ANEEL Usina Solar Tanquinho CPFL, Campinas – SP.

Arquivos disponíveis

  • Doc-66-er-ge-Webinar-Usinas-Solares-de-Grande-Porte-Conectadas-a-Rede

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados