ABNT NBR 15.920 – DEAC – Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos

Quando: 09/09/2013 às 9h

Iniciativas: Instalações Elétricas

Estudos realizados pelo Procobre no Brasil e no mundo indicam que as perdas de energia nos condutores elétricos utilizados nas instalações elétricas prediais e industriais podem ser significativas se somadas por anos a fio de funcionamento das edificações. Essa preocupação em relação ao desperdício de energia dos condutores resultou, anos atrás, na publicação de uma norma IEC sobre o tema, que foi traduzida e publicada em 2011 como a norma NBR 15920.
Esta norma faz uma análise técnica e econômico do assunto, indicando os métodos para realizar os cálculos das seções otimizadas em relação ao aumento da eficiência energética da instalação e o retorno dos investimentos para atingir os resultados. Como se sabe, a toda melhoria de eficiência energética corresponde uma direta redução total nas emissões de CO2 na atmosfera.
O objetivo deste seminário online é resumir os conceitos e equacionamentos da NBR 15920 e apresentar o software desenvolvido pelo Procobre para aplicação da norma mencionada, incluindo os cálculos da redução da emissão de CO2. Serão ainda discutidos os casos de dimensionamentos realizados em projetos reais de edificações residenciais, hotéis, shopping centers, hospitais etc.

Palestrante
Palestrante Hilton Moreno
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Diretor da Revista Potência; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT; Professor universitário; Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior; Autor e coautor de várias publicações; consultor de empresas.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.