Dimensionamento de Circuitos Elétricos de Residências conforme LEED

Quando: 19/07/2013 às 9h

Iniciativas: Acesso à Energia, Energias Renováveis, Gestão de Energia, Instalações Elétricas

Atualmente o Green Building Council Brasil está desenvolvendo um Referencial para Casas Sustentáveis, sendo que o assunto encontra-se em fase de certificação de algumas residências que fazem parte de um projeto piloto. Este é um trabalho totalmente voltado para o mercado residencial imobiliário do país, que tem como objetivo suprir a demanda habitacional efetiva, assim como, disseminar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, que buscam viabilidade econômica, criação de ambientes mais saudáveis, redução da extração de recursos naturais do ambiente e conscientização da demanda do setor residencial.
O Referencial GBC Brasil Casa® é dividido em vários temas, sendo um deles aquele que trata de Energia e Atmosfera (EA). Neste assunto, existe o “Pré-requisito 3: Qualidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão”, que tem por objetivo promover a qualidade das instalações elétricas, bem como assegurar a proteção do consumidor e patrimonial, visando obter uma construção eficiente do ponto de vista energético, de forma eficaz e duradoura.
Este seminário visa apresentar as exigências do Pré-requisito 3 em geral e, em particular, aquelas relativas ao dimensionamento dos circuitos elétricos que deve ser feito de forma energeticamente eficiente e seguro, respectivamente, de acordo com as normas ABNT NBR 15920 e NBR 5410. Serão mostrados alguns casos reais de dimensionamentos apresentados nas certificações piloto que vem sendo realizadas.
Palestrante
Palestrante Hilton Moreno
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Diretor da Revista Potência; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT; Professor universitário; Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior; Autor e coautor de várias publicações; consultor de empresas.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.