Estado da Arte de Transformadores Eficientes nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica – parte 2

Quando: 22/07/2010 às 9h

Iniciativas: Transformadores

Neste Webinar serão apresentados e discutidos os principais aspectos relativos ao projeto e aplicação de transformadores eficientes. A proposta contempla, de forma sequencial, a definição de eficiência energética (que difere substancialmente de rendimento), a avaliação de carregamento, a análise de investimentos, as características específicas de transformadores monofásicos e trifásicos e a avaliação dos custos de manufatura, bem como os preços das commodities (basicamente aço silício e cobre).
Deste modo estão previstos os seguintes tópicos, que serão apresentados de forma sequencial-mensal:
Eficiência e análises de carga
Transformadores eficientes e análise de investimentos
Transformadores monofásicos rurais & impedância percentual
Transformadores trifásicos e desbalanço de carga
Ganhos econômicos obtidos através do remanejamento de transformadores instalados na rede de média tensão
Análise de projetos de transformadores eficientes versus commodities
Cada um dos tópicos pretende cobrir os aspectos mínimos necessários para que o processo e o conceito de eficiência energética e manufatura, sejam compreendidos e aplicados nas indústrias e concessionárias de energia elétrica. Serão abordados e discutidos a importância de uma avaliação consistente do carregamento, os principais problemas associados ao desbalanceamento de carga e suas implicações. Os exemplos serão baseados em casos reais retirados de concessionárias do setor elétrico brasileiro e de trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos junto aos principais fabricantes de transformadores no Brasil.
Nesta segunda parte (Transformadores eficientes e análise de investimentos) serão apresentados resultados da análise econômica do investimento na possível substituição de transformadores padrão por unidades eficientes, utilizando-se as regras de capitalização com base nos ciclos tarifários (conforme recomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL) e verificando o melhor ano para início da aplicação da metodologia, bem como a carga mínima da região. Também haverá uma comparação com o método tradicional que faz uso de perdas capitalizadas (PROPHET) e será proposta uma metodologia para o estudo da aplicação de transformadores eficientes em substituição aos transformadores padronizados pela ABNT.
Palestrante
Palestrante Diego Coriolano
Nasceu em 1984 em Aracaju (SE). Recebeu o diploma de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Sergipe em 2007. Atualmente é aluno de Mestrado na Universidade Federal de Itajubá (MG). Suas áreas de interesse são equipamentos elétricos, transformadores eficientes, análise econômica e análise estatística da carga.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.