Redes Subterrâneas de Energia

Quando: 27/09/2013 às 9h

Iniciativas: Instalações Elétricas, Qualidade de Energia, Transformadores

O objetivo deste seminário online é apresentar as vantagens e desvantagens das redes subterrâneas de energia. Serão apresentadas as características do atendimento de cargas por sistemas reticulados e por sistemas de distribuição radial.
Você conhecerá os tipos de redes de distribuição com câmaras de transformação subterrâneas e submersíveis; com transformadores e câmaras de transformação instaladas ao nível do solo; e com sistemas atendidos por transformadores aéreos em áreas adjacentes ao sistema subterrâneo. Serão mostrados os principais problemas para a elaboração dos projetos de rede de distribuição subterrânea (construção civil e rede de energia).
Na etapa do projeto civil, além do traçado da rede, devem ser conhecidos os padrões utilizados pelas concessionárias de energia em relação às dimensões e configurações das caixas de passagem, das caixas de manobra para instalações de flytap de redes subterrâneas, além das configurações dos bancos de dutos.  Já no projeto elétrico serão definidos o tipo de sistema a ser utilizado e os materiais padronizados e normalizados no Brasil.
O seminário online será ilustrado por várias fotografias destacando-se as câmaras, os transformadores e as conexões de média e baixa tensão. Serão apresentados casos de redes implantadas em municípios de Santa Catarina.
Palestrante
Palestrante Celso Ternes Leal
Engenheiro eletricista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com diversos cursos de Especialização em Distribuição de Energia Elétrica. Atuou por mais de 30 anos na Centrais Elétricas de Santa Catarina – empresa responsável pela distribuição de Energia no Estado. Atualmente é consultor técnico e presidente da ACE-SC – Associação Catarinense de Engenheiros.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.