O primeiro parque híbrido do Brasil – que une a geração de energia solar e eólica – foi inaugurado nesta sexta-feira (25) em Tacaratu, na Região do São Francisco de Pernambuco, De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, as atividades já foram iniciadas no local.
Também segundo o departamento de Comunicação, o empreendimento é formado por duas usinas fotovoltaicas com potência instalada de 11 megawatts, sendo – a partir desta sexta – o maior parque fotovoltaico em operação no país. Além das usinas, há um parque eólico de 80 megawatts. Juntos, são capazes de gerar 340 gigawatt-hora por ano, volume suficiente para abastecer 250 mil residências. O investimento total no Complexo Fontes foi de em média R$ 660 milhões.
“Nesse momento, Pernambuco e Tacaratu aumentam em mais de 30% a capacidade instalada de geração de energia solar no país”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Thiago Norões. O modelo híbrido se mostra viável em 60% do território pernambucano, conforme informou a assessoria do estado. Estão mapeados 762 gigawatts com potencial competitivo no estado, como aponta o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco.
Fonte: G1