Implantação do Sistema de Gestão de Energia – Case Cecil

A Cecil S/A Laminação de Metais atua no mercado nacional e internacional na fabricação e comercialização de produtos semiacabados de cobre e de ligas de cobre.

A chave para o sucesso da implementação do projeto de gestão de energia foi o engajamento da liderança no processo desde o início da implantação e a condução do trabalho em equipe multidisciplinar. Ter uma equipe composta por diversas áreas e níveis hierárquicos foi fundamental e engrandecedor para um trabalho com propósitos de mudanças e busca por resultados.
Melhorar processos complexos alinhados aos valores, missão e visão da empresa foi outro fator impulsionador para a Cecil aceitar participar do desafio.
A participação no Projeto de Implantação da Norma ISO 50001, de iniciativa do ICA/Procobre em parceria com o SENAI e Eletrobras, permitiu mostrar que a implantação da norma é possível no setor metalúrgico e propiciou que a Cecil seja um exemplo a ser seguido por indústrias eletro intensivas, pois, a promoção de ações de redução de recursos energéticos trazem benefícios a curto, médio e longo prazo.

Arquivos disponíveis

  • Cecil - Implantação do SGE

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados