O tema será tratado considerando-se as premissas das normas IEEE 1159, do módulo 8 da ANEEL – PRODIST, que regulamenta o fornecimento de energia elétrica no Brasil, e principalmente o uso de medições como ferramenta de manutenção preditiva e de soluções de problemas operacionais nas plantas industriais e grandes prédios comerciais.
Serão abordadas as definições dos fenômenos relacionados à qualidade de energia, as técnicas para a identificação em instalações, bem como as relações entre estes fenômenos, e ainda as possíveis soluções para se evitar a recorrência. Ao final serão apresentados casos reais de medições efetuadas e conclusões dos mesmos.
José Starosta – Engenheiro eletricista (Escola de Engenharia Mauá), mestre em engenharia elétrica (Escola Politécnica/USP) e sócio-diretor da Ação Engenharia e Instalações. Especialista na área de eficiência energética, qualidade de energia e compensação reativa. Autor de diversos trabalhos publicados, participação na organização de congressos e instrutor de cursos relacionados a qualidade e uso racional de energia desde 1993. Membro do IEEE. Ex-Presidente da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia). Membro do ABNT/CB3 – na comissão de revisão da norma ABNT NBR 5410.