Os números não deixam dúvidas: acidentes elétricos cresceram 2,6% em 2018 comparado com 2017. É o que revela os dados divulgados no Anuário Estatístico Abracopel – Acidentes de Origem Elétrica, lançado no último dia 2 de maio de 2019.
O anuário ainda revela que este é o 6º ano consecutivo que os acidentes de origem elétrica crescem, alcançando o patamar de 1.424 acidentes, um aumento de 37,2% se comparado com o ano de 2013, ano-início da pesquisa.
Mortes por choques-elétricos caíram, mas incêndios por sobrecarga dobraram
Do total de acidentes foram registradas 622 mortes por choques elétricos, 61 mortes por incêndios e 38 mortes por descargas elétricas. O número de mortes por choques elétricos, caiu em 2018, com cinco mortes a menos que em 2017. No entanto, o número de mortes por incêndios originados por sobrecarga dobrou, passando de 30 casos em 2017 para 61 em 2018.
Sobrecarga elétrica pode ser evitada com manutenção periódica da instalação elétrica
Do total de acidentes registrados, 537 são incêndios que ocorreram devido à sobrecarga na instalação elétrica, com um total de 61 vítimas fatais.
As residências são o tipo de edificação mais suscetível aos incêndios por sobrecarga, com 207 ocorrências e 44 mortes. Nos prédios residenciais, esse número foi de 45 eventos e 14 mortes. Segundo Edson Martinho, engenheiro eletricista e diretor-executivo da Abracopel, 200 incêndios foram provocados por aparelhos ventiladores e ar condicionados.
A principal causa de tantos números negativos se dá pelo fato das instalações elétricas das residências serem muito antigas e muitas delas nunca terem passado por uma revisão.
Com certeza você deve já ter visto diversos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ligados por uma extensão em uma mesma tomada, Apesar de ser algo bastante comum, a recomendação é que a prática seja evitada.
Acidentes com celulares
crescem ano a ano
Você tem alguma ideia de quantas pessoas já morreram em decorrência de choques e incêndios provocados por falhas durante a recarga do celular? Infelizmente, este tipo de acidente tem sido mais frequente do que se imagina. Os dados do Anuário relevaram que somente em 2018, foram registrados 39 acidentes com com carregadores de celulares, com 23 vítimas fatais.