A importância das energias renováveis tem se tornado um tema relevante no dia a dia dos brasileiros, e nada mais justo do que fazer parte de um dos maiores ícones da nossa brasilidade: o desfile das escolas de samba.
A Flor do Samba,a segunda escola de samba de São Luís mais antiga, fundada em 11 de novembro de 1939, esbanjou alegria e sustentabilidade ao desfilar com um globo gigante que representou o sol como fonte de energia renovável. O samba-enredo da escola deixou uma reflexão sobre as energias do futuro, apontando para alternativas limpas, como a energia eólica e solar.
Com um mercado cada vez mais crescente, o Nordeste se destaca principalmente pelo crescimento do parque eólico, tendo no Piauí a construção do maior parque solar do mundo.
A ENEL Green Power tem em carteira vários projetos de produção e exploração de energias renováveis na região do Piauí, nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Lagoa do Barro. O investimento é de 1 bilhão de reais.
A ENEL Green Power tem em carteira vários projetos de produção e exploração de energias renováveis na região do Piauí, nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Lagoa do Barro. O investimento é de 1 bilião de reais.
Este parque solar irá conseguir gerar 476mW de energia. Mas não provem de apenas um local, serão no total 9 subestações de geração de energia. Isto porque a empresa tem uma política de expansão de parques solares em que aproveitam o leilão de energia para expandir a capacidade de geração de eletricidade e consequentemente vender para o mercado.
Assim, no Piauí irão ampliar essa capacidade de geração para 878MW, sendo que 476MW serão para dar resposta ao que foi contratado no leilão de energia e os restantes 402MW serão para vender.
O objetivo é produzir mais de 1,3GW de energia através de vários projetos de geração de energia eenovável nas duas cidades, com um investimento total de cerca de 1 bilhão de reais.