Eletrobras e International Copper Association Firmam Parceria

A iniciativa consiste na realização de workshops em centros industriais

A Eletrobras e a International Copper Association (ICA) firmaram parceria para promover o aumento da eficiência energética dos motores elétricos utilizados pelas indústrias brasileiras. Dentre outras atividades, a parceria se dá por meio da promoção de quatro workshops em centros industriais de destaque pelo País, esclarecendo sobre a importância da adoção dos motores premium, visto que são mais eficientes do que os que são utilizados no setor industrial.  

A Eletrobras vem promovendo, por meio do Procel, desde 2002, ações para eficiência energética de sistemas motrizes industriais, tendo em vista que este uso final da energia elétrica é responsável pelo processamento de 68% da energia elétrica nas indústrias. Os motores elétricos, apesar de fazerem parte dos sistemas industriais, estão presentes em todos os sistemas motrizes elétricos. Além disso, a idade de operação média dos motores elétricos presentes nas indústrias brasileiras é de 16 anos, com rendimentos inferiores aos disponíveis atualmente.  

O primeiro Workshop sobre Motor Premium aconteceu no dia 11, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O segundo ocorreu no dia 30 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Os dois últimos ocorrerão no primeiro semestre de 2016, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para estes workshops, focados no aumento da competitividade industrial por meio da eficiência energética, estão programadas palestras da Eletrobras, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e do BNDES.  

Além dos workshops, está sendo escrito pela Eletrobras um guia técnico sobre motores elétricos premium, cuja previsão de publicação é no início de 2016, e serão desenvolvidas ações de sensibilização e capacitação para promover a adoção da norma internacional de gestão de energia (ABNT NBR ISO 50.001) em micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro.