Encarecimento da Conta de Luz Impulsiona Mercado de Energia Solar Fotovoltaica

A crise passa longe para aqueles que investem em energia solar. Este foi um dos setores que mais cresceram no ultimo ano.

De acordo com matéria divulgada no último dia 13 de junho de 2018, no Jornal Bom dia Brasil,  transmitido pela Re de Globo de Televisão, o aumento no preço da conta de luz e o crédito mais acessível estão impulsionando o mercado de energia solar. Este setor cresceu 10 vezes em 2018, se comparado com o ano de 2017, atraindo todos os tipos de consumidores.

Atualmente, a energia solar fotovoltaica no Brasil é suficiente para abastecer cerca de 630 mil residências, isto significa 10 vezes mais que no ano de 2017. Além de grandes usinas, existem mais de 30 mil sistemas solares instalados em casas, comércios e na área rural.

Uma das razões que fizeram com que o setor de energia solar tivesse um rápido crescimento foi o encarecimento da conta de luz. Conforme dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, a conta de luz teve um aumento de quase 500% nos últimos 6 anos, enquanto isso, o preço do kit solar caiu, ficando em um valor entre R$ 15 mil e R$ 20 mil reais.

As vantagens de se ter um sistema fotovoltaico são muitas, por exemplo, em algumas cidades do Rio de Janeiro que possuem o sistema solar, o retorno financeiro se dá em 3 anos e em 13 capitais brasileiras em 4 anos. Este ranking leva em conta o nível de insolação das cidades e a tarifa cobrada pela distribuidora de energia local.

Uma nova linha de crédito divulgada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) permitiu que pessoas físicas, comércios e empresas tenham acesso ao sistema de energia solar fotovoltaica. O BNDES confirmou que promoverá financiamentos dos sistemas solares fotovoltaicos com equipamentos novos produzidos no Brasil, com taxas de juros de até 4,55% ao ano, prazo de amortização de até 12 meses e carência de até 2 anos. Isto quer dizer que, as parcelas pagas mensalmente ficarão abaixo do que se paga hoje, por mês, na conta de luz.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR, este benefício está sendo concedido para pessoas físicas, jurídicas, governos estaduais, municipais, cooperativas e associações que poderão reduzir seus gastos de energia elétrica em 80%, sem precisar tirar dinheiro do próprio bolso.

Você sabia que o cobre é vital para que os sistemas de energias renováveis gerem e transmitam a eletricidade com máxima eficiência e mínimo impacto ambiental?

Devido às propriedades físicas e excelente condutibilidade térmica, o cobre auxilia no processo de captação da energia solar, na construção dos coletores que captam e transferem a energia até o sistema de condução de fluidos e altas temperaturas. Estima-se que para o ano de 2035, o consumo de cobre crescerá mais de 40%, parte impulsionado por sistemas de energias renováveis e veículos elétricos.

 

Aproveite e assista aos webinars gratuitos do Portal Leonardo Energy:

Webinar ABNT NBR 16690 – A Norma Técnica de Instalações de Arranjos Fotovoltaicos – requisitos de projeto

Análise de Viabilidade Econômico Financeira de Sistema Solar Fotovoltaico

Fontes: g1.globo.com / procobre.org / segs.com.br