Energia Eólica no Brasil e no Mundo

O boletim “Energia Eólica no Brasil e Mundo”, produzido pelo Ministério de Minas e Energia mostrou que o Brasil subiu para o 10o lugar no ranking mundial de energia eólica. Uma notícia muito relevante para o nosso país que precisa investir cada vez mais em energias alternativas para garantir o abastecimento para novas gerações.

Segundo o documento, o país subiu para a quarta posição no ranking mundial de expansão de potência na energia eólica em 2014, além de saltar cinco posições no ranking mundial de capacidade instalada. Agora o Brasil ocupa o o 10º lugar em geração, tendo sido o 15º em 2013.O Brasil vem ganhando destaque também no quesito eficiência, onde lidera a corrida mundial, conseguindo um fator de capacidade de 37% em 2014, uma vez e meia o indicador mundial.

Atualmente, o país já contratou 16,6 Gigawatts (GW) de energia eólica em leilões, aí incluídos 1,4 GW do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). Deste montante, 6,9 GW já estavam em operação em novembro de 2015; 3,6 GW estavam em construção; e 6,2 GW em preparação.