Gestão de Energia Inova a Maneira de Pensar de Grandes Empresas

BASF alia inovação e sustentabilidade para contribuir com a proteção climática

A BASF é a primeira empresa do setor químico brasileiro a ser reconhecida com a certificação internacional ISO50001, uma das mais importantes do segmento energético, que auxilia as empresas a estabelecerem práticas mais eficientes e modernas em relação à gestão energética.
Esta conquista foi possível em fevereiro de 2017 graças à realização do projeto Triple E (Excellence in Energy Efficiency), iniciado no complexo Químico de Guaratinguetá (SP) em dezembro de 2015. O objetivo do Triple E é aumentar a competitividade da BASF com foco em eficiência energética, melhoria dos custos de energia e redução de emissões. O projeto gerou várias oportunidades na redução de consumo de energia que, só em 2016, representou um benefício financeiro de mais de R$ 6 milhões. O projeto será aplicado em outras localidades, com perspectiva de certificação ISO 50001 nas unidades de São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA), no Brasil, e Concón, no Chile. Outra frente que vem sendo trabalhada pela BASF é a utilização de energia solar. As unidades de Jacareí e Guaratinguetá (SP) possuem placas solares que fornecem água aquecida para os vestiários e torneiras da unidade.
Conhecer e entender os benefícios da aplicação da ISO 50001 podem ser obtidos por meio de Webinars e Documentos disponíveis gratuitamente para download no site do Portal Leonardo Energy.