Governo Assina Contratos de Concessão de Linhas de Transmissão de Energia da Aneel

Na última sexta-feira (21) o Governo Federal assinou contratos de concessão para construção e operação de linhas de transmissão de energia da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os contratos foram assinados em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, entre os diretores da Aneel e os vencedores do leilão – realizado em junho/2018 – onde os 20 lotes foram arrematados.

As vantagens para os consumidores

Para os consumidores, a economia na conta de luz, devido ao ”desconto” obtido pelas empresas no leilão, chegará a R$ 14,184 bilhões, conforme informação da Aneel.

Ao todo serão 2,5 mil quilômetros de novas linhas, que irão gerar aproximadamente R$ 6 bilhões em investimento e 13,6 mil empregos diretos.

Gerenciamento de Ativos no Setor Elétrico da América Latina

A oferta efetuada pela Aneel foi de 20 lotes, com 21 linhas de transmissão e 23 subestações de energia. Tanto as linhas de transmissão quanto as subestações levam energia das usinas geradoras até os consumidores.

Esses leilões de linhas de transmissão ocorrem anualmente e, têm como função, aumentar a oferta de energia e também fortalecer o sistema elétrico.

As empresas vencedoras receberão a Receita Anual Permitida (RAP) para a prestação do serviço a partir da operação comercial dos empreendimentos. O prazo informado para as obras varia de 36 a 63 meses.

 

Fonte extraída e adaptada de: https://g1.globo.com/economia/post/2018/09/21/governo-assina-contratos-de-leilao-de-linhas-de-transmissao-de-energia-da-aneel-a.ghtml