Governo do Estado de São Paulo faz Acordo com ABESCO para Incentivar Eficiência Energética

Utilizar a energia de forma racional e preservar os recursos naturais são os principais objetivos do acordo firmado entre a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

A intenção é, a partir do acordo, promover ações de eficiência energética em prédios públicos e privados, além de oferecer cursos técnicos voltados para o mercado sobre energias renováveis e de eficiência. As práticas poderão ser adotadas em outras regiões do País.

Para o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, “as energias do futuro são as renováveis, mas até que a solar e a eólica tornem-se realidade precisamos adotar todas as medidas que visem um consumo mais racional da energia elétrica”.

news1Oportunidade para o mercado de trabalho

O Centro Paula Souza já está estudando em conjunto com a Secretaria de Energia e Mineração a possibilidade de criar cursos voltados para a formação de profissionais nas áreas de energia renovável e eficiência energética.

A proposta é implantar dois cursos. O primeiro será de Sistemas de Energias Renováveis e formará técnicos, de nível médio, em Etecs. Já o outro curso será de nível superior tecnológico em Gestão de Energia/Eficiência Energética, oferecido em Fatecs do Estado, com foco na formação de gestores especializados na área. A previsão é que as futuras modalidades sejam oferecidas a partir de 2018.

A ideia é que o profissional torne-se apto a atuar empresas de serviços de conservação de energia, consultorias e companhias que atuem com eficiência energética. “O objetivo é promover a inovação”, declarou o vice-diretor-superintendente do Centro Paulo Souza, Luiz Antonio Tozi.

Também está previsto para 2017 um fórum para debater o tema em território paulista. “Faremos o 1º Fórum de Eficiência Energética, que deverá acontecer na Unesp de Guaratinguetá“, disse subsecretário de Energia Elétrica da Secretaria de Energia e Mineração, Henrique Ferraz.  

Fonte: http://saopaulo.sp.gov.br/