Guia do SEBRAE auxilia Micro e Pequenas Empresas na Instalação de um Sistema Fotovoltaico

O Brasil possui um alto índice de radiação solar e condições ideais para empresários que desejam diminuir a dependência da rede de distribuição de energia e reduzir a conta no fim do mês. Com o alto custo de eletricidade e a regulação da ANEEL , que permite o repasse da energia gerada por sistemas particulares para a rede, a troca de créditos por KWh na conta de luz traz economias significativas.

Apesar do enorme potencial do Brasil para a energia solar fotovoltaica, atualmente esta tecnologia é responsável por menos de 1% da geração nacional de energia elétrica – que utiliza fontes hidráulica (73%), térmica (14,6%), eólica (8,2%), nuclear (3,6%), solar (0,4%) e importação (0,2%), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no dia 25.05.18 às 14h06.

Nos últimos seis anos, porém, este cenário começou a mudar. Consumidores residenciais e empresariais, além de produtores rurais, começaram a produzir sua própria energia, aderindo aos sistemas de mini e microgeração solar fotovoltaica como fonte renovável e limpa para reduzir gastos e garantir autonomia energética, com retorno de investimento garantido, entre cinco e sete anos. Depois desse período, o consumo tem custo praticamente zero, durante 18 a 25 anos. Só os telhados das casas brasileiras, sem usar nenhum metro quadrado a mais de área, gerariam cerca de 164 GW, mais do que a matriz elétrica atual instalada no país (160 GW).

O Centro Sebrae de Sustentabilidade, buscando apoiar os pequenos e microempresários brasileiros, criou o Guia de Energia Solar Fotovoltaica. Elaborado de acordo com normas brasileiras, ABNT NBR 11704 – Classificação de Sistemas Fotovoltaicos e ABNT NBR 10899 – Termos Técnicos de Conversão Fotovoltaica, o documento traz passo-a-passo de como aplicar essa energia renovável em micro e pequenas empresas.

Além deste Guia, o SEBRAE também disponibiliza um Infográfico que esclarece, de maneira didática, as principais dúvidas acerca do assunto.

O Site Leonardo Energy, sempre promovendo a importância deste assunto, realizou no último dia 29 de maio, um seminário on-line sobre a Norma Técnica ABNT NBR 16690 de Instalações de Arranjos Fotovoltaicos. Clique aqui e acesse o conteúdo da palestra.

Leia também: ANEEL promoverá seminário internacional de micro e mini geração distribuída

Fonte: http://sustentabilidade.sebrae.com.br/