Procobre promove 1º Encontro de Gestão de Ativos para Empresas de Mineração, Siderurgia, Metais e Indústrias Ferroviárias

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), que faz parte do International Copper Association (ICA) e é líder na promoção mundial do cobre, realiza, no próximo dia 22 de maio, na capital mineira, o 1º Encontro de Gestão de Ativos para Empresas de Mineração, Siderurgia, Metais e Indústrias Ferroviárias.

O evento, exclusivo para diretores, gerentes de engenharia e manutenção, gerentes financeiros, gerentes de operação, entre outros cargos da alta administração dos setores de extração e produção mineral e de transformação, é uma oportunidade para conhecer novos conceitos, métodos e técnicas inerentes à gestão de ativos, como meio de apoio para a tomada de decisão em processos operacionais, com vistas ao ganho de desempenho e produtividade.

Estarão em evidência estudos de caso da Vale do Rio Doce, da Arcelormittal e um case internacional apresentado pelo CEO da TWPL, John Woodhouse. A TWPL é membro do comitê internacional da ISO. A entidade participou da elaboração das normas que definiram os requisitos para certificação em Gestão de Ativos no Reino Unido, modelo que também ganhou uma versão brasileira, a ISO 55001.

O evento contará ainda com as palestras do presidente da AES Tietê – uma das maiores geradoras de energia do país e a primeira empresa brasileira a receber a certificação ISO 55001 em território nacional -, Italo Freitas, e com representante da ISA Cteep, empresa que já iniciou o processo de implantação de gestão de ativos no Brasil.

 A importância da gestão de ativos na indústria de base

“O processo de orientar a aquisição, o uso e a alienação de ativos para aumentar o desempenho, gerindo riscos e custos relacionados ao ciclo de vida do ativo é uma prática necessária, que precisa fazer parte da cultura da empresa e da qual a indústria de base pode se beneficiar”, assegura a engenheira Marisa Zampolli, coordenadora técnica do evento.

A aplicação da ISO 55001, um conjunto de normas que orienta as empresas na obtenção do melhor desempenho de seus ativos dentro do ciclo de vida de cada um deles, teve a primeira empresa certificada em 2015. O setor elétrico, notadamente, vem liderando o grupo de empresas que aplicam o conceito de gestão de ativos no dia a dia de suas operações. “É importante que outros setores conheçam essas melhores práticas e que passem a adotá-las, melhorando a competitividade e se adequando a padrões internacionais”, diz Zampolli.

As principais vantagens da aplicação das normas de gestão de ativos estão relacionadas à diminuição do custo de operação e ao ganho em rentabilidade por parte da empresa, com aumento da confiabilidade e reputação das corporações.

Serviço:
Encontro de Gestão de Ativos para Empresas de Mineração, Siderurgia, Metais e Indústrias Ferroviárias
Data: 22/5/18
Horário: das 8h30 às 17h
Público-alvo: evento fechado para a alta administração e gerência de operação, manutenção e engenharia dos setores anteriormente destacados
Local: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4001, Belo Horizonte/MG
Mais informações: (11) 2379-4738 / (11) 94503 1008 (whatsapp)

Inscrições gratuitas, limitadas, pelo emaileventoprocobre@gmail.com