As redes elétricas inteligentes começam a chegar por aqui, mais precisamente, no Rio de Janeiro. Mas, o que significa ter uma rede elétrica inteligente? Fábio Toledo é superintendente de tecnologia e inovação da Light e nos explica o que isso significa.
Fábio Toledo é superintendente de tecnologia e inovação da Light e nos explica que “o Smart Grid é um programa de redes inteligentes, que compreende desde a automação das redes elétricas, até a otimização dos equipamentos que temos instalados nessas redes. Ela vai até a residência do consumidor, passando pelos medidores de energia”.
Em inglês, as redes inteligentes são chamadas de Smart Grids. E são vários os benefícios de transformar as redes elétricas em redes inteligentes. Começa pela economia na conta de luz e vai muito além.
“Nos temos o medidor inteligente, as tomadas inteligentes, os mostradores inteligentes e toda a parte de automação da rede”, enumera Fábio, que explica que daqui a alguns anos, o consumidor de energia residencial pode vir a se tornar um “prósumidor”, ou seja, exportar energia para a rede elétrica. Explicando melhor, ele irá “revender energia”, diz.
No centro dessa história, estão os medidores inteligentes. Eles substituem os atuais relógios de luz e são acompanhados de um display, que fica instalado dentro de casa. Aqui, você vai poder saber o consumo imediato de energia, ou seja, quanta energia está sendo consumida naquele momento na sua casa. O melhor, é que vai dar para monitorar o consumo de qualquer lugar, por meio de aplicativos para smart TVs, tablets, celulares ou simplesmente acessando a internet.
Assista a entrevista completa em: https://www.youtube.com/watch?v=xXBcFrs1-aA e conheça mais em www.conexaolight.com.br.