Solução de Eficiência Energética Reduz o Consumo de Energia na Fábrica da Suzano Papel e Celulose

No Brasil, a indústria é responsável pelo consumo de 42% da energia elétrica e os motores elétricos são os responsáveis por grande parcela desse consumo, chegando a utilizar 70% deste montante para acionar diferentes tipos de máquinas e equipamentos. Pensando em encontrar uma solução para este problema, a Suzano Papel e Celulose, em parceria com a WEG, implementou a troca de motores de elétricos antigos por modelos de alta eficiência, em busca de economia de energia.

A Suzano Papel e Celulose tem sua trajetória marcada pela busca constante do desenvolvimento sustentável. Com foco no fornecimento de produtos e serviços rentáveis e socioambientalmente corretos, a companhia, em parceria com a WEG, implantou um projeto de Eficiência Energética para otimizar o consumo de energia em sua planta industrial.

A indústria é responsável pelo consumo de 42% da energia elétrica no Brasil e os motores elétricos são os responsáveis por grande parcela desse consumo, chegando a utilizar 70% deste montante para acionar diferentes tipos de máquinas e equipamentos.

O diagnóstico efetuado previamente mostrou que os motores antigos consumiam mais energia que o necessário para a aplicação e que a troca por equipamentos de alta eficiência, aliada à automação do sistema, traria ganhos significativos em economia de energia.

De acordo com especialistas da companhia, após a implantação do projeto de eficiência energética, foram observados ganhos expressivos no controle do processo de várias bombas e ventiladores. Segundo eles, a modernização do sistema, em vários casos, alcançou economia superior a 60%, pois o controle de vazão de ar, que antes era efetuado por Damper’s (válvula para controle do fluxo de ar ou pressão) e apresentava problemas no histórico de manutenção, passou a ser efetuado através de inversores de frequência que controlam a vazão de acordo com a variação da velocidade. O resultado final gerou uma economia média de 44% de energia elétrica, considerando todos os equipamentos inclusos no projeto.

Fonte: Procel Info – 02.05.2016