Certificações de Projetos Elétricos ABNT NBR 5410

O objetivo deste webinar é apresentar os itens que fazem parte do procedimento de avaliação da conformidade de projetos elétricos em relação à ABNT NBR 5410.

Dentre outros, serão mostrados aspectos técnicos relativos aos seguintes tópicos da norma: parâmetros de projeto; proteção contra choques elétricos; proteção contra incêndios; proteção contra sobrecorrentes; proteção contra sobretensões; seccionamento e comando; documentação da instalação; linhas elétricas; quadros de distribuição; serviços de segurança; requisitos complementares.

Este tipo de avaliação de conformidade de projetos elétricos vem sendo conduzido pela Abrasip-MG – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, de Minas Gerais, que, após a análise da conformidade, emite um “Selo” de conformidade.

Ver outras informações sobre o programa de avaliação de projetos da Abrasip-MG em https://www.youtube.com/watch?v=lMRPPUGzrC4.

Hilton Moreno – Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). – Consultor técnico do Procobre Brasil. – Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas comissões, dentre as quais da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039. – Participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normalização Técnica. – Ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e atual professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação Santo André, SP. – Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior. – Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. – Revisor da 5ª edição do livro “Instalações Elétricas” de Ademaro Cotrim. – Editor geral e autor das seções da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039 do Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras. – Coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. – Membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil. – Conselheiro da ABRACOPEL. – Diretor Geral da Hilton Moreno Consulting, Diretor Técnico da Atitude Eventos e Diretor Técnico do Portal HMNews.

Arquivos disponíveis

  • Doc-84-ie-Webinar-Certificacoes-de-Projetos-Eletricos-NBR-5410

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados