Eficiência Energética em Sistemas Motrizes

Além de questões ambientais, em muitas plantas industriais o consumo de energia representa uma parcela importante dos custos de produção. Os motivos vão desde características inerentes ao projeto até instalação de má qualidade e aplicações inadequadas.

De acordo com o último Balanço Energético Nacional (BEN 2009) motores elétricos são, normalmente, os maiores responsáveis por um elevado consumo energético, correspondendo a mais de 60% deste na indústria. Isto ocorre devido a sua grande utilização, mas se agrava considerando o fato de que, em muitas vezes, sua aplicação está inadequada, ou seja, é comum encontrar motores sobredimensionados, operando com baixa porcentagem de carga, ou ainda, motores subdimensionados, operando com cargas acima do especificado, implicando em baixa eficiência e redução de vida útil.

Devido a estes fatores, os motores elétricos são o principal alvo de estudos de eficiência energética nas indústrias e de regulamentações de eficiência ao redor do mundo.

Clique aqui para baixar o arquivo do caso Oxford, que foi citado na apresentação.

Dany de Moraes Venero – Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP). Pós-graduação em Gestão da Manutenção pela Sustentare Escola de Negócios (Joinville-SC). Engenheiro de Aplicação na WEG desde 2003, trabalhando com gestão, análise e suporte a projetos de eficiência energética e engenharia de manutenção focados em sistemas motrizes e processos industriais em diversos segmentos e aplicações.

Arquivos disponíveis

  • Doc-86-ga-ge-me-Webinar-Eficiencia-Energetica-em-Sistemas-Motrizes

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados