Seção Ótima de Cabos em Sistemas Fotovoltaicos

Muitas vezes, é conveniente superdimensionar a seção transversal de cabos de energia elétrica em comparação com os valores padrão derivados de cálculos de tensão e corrente. Na grande maioria dos casos, o superdimensionamento tem uma influência positiva no Custo do Ciclo de Vida da instalação. O investimento em cabos de maior seção é facilmente pago pela redução das perdas Joule do cabo e a economia daí decorrente na conta da eletricidade.
Quando o cabo faz parte de uma instalação fotovoltaica (FV), o investimento em um cabo de seção maior do que a padrão retorna mais rapidamente do que em outras instalações. Isso ocorre porque o preço da eletricidade pago para uma instalação FV é maior do que o preço de mercado, graças à tarifa de alimentação (FIT – feed-in tariff) dos certificados verdes. Em outras palavras: as perdas de energia evitadas em uma instalação FV levam a uma recompensa financeira ainda maior do que em outras instalações.
Aumentar a seção transversal do cabo em instalações fotovoltaicas também cria benefícios técnicos e ambientais adicionais.

Arquivos disponíveis

  • Doc-163-ie-er-Secao_otima_cabos_Fotovoltaico

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados