4 passos para as empresas ingressarem na Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), exigirá das empresas adaptações mais consistentes para conseguirem se manter competitivas. Estamos em um mundo onde a procura por produtos específicos e soluções rápidas e inovadores vem aumentando gradativamente, além, é claro, dos processos que estão se tornando cada vez mais automatizados, interligados e autônomos.

Para auxiliar as empresas a se tornarem mais inteligentes, o Senai lançou a Carta da Indústria 4.0, que convida as empresas a seguirem 4 passos fundamentais no processo de amadurecimento rumo a Indústria 4.0.

Abaixo listamos as quatro etapas que devem ser seguidas para conquistar e se destacar nesta nova Era da Indústria:

  • Processos produtivos mais enxutos

O primeiro passo a ser adotado pelas empresas, antes de realizarem a inserção das tecnologias presentes na indústria 4.0, é a adoção de métodos como manufatura enxuta, eficiência energética e produção mais limpa. Ao adotar processos produtivos mais enxutos, as indústrias passam a conhecer melhor suas deficiências e oportunidades de melhorias antes de implantarem a digitalização.

  • Requalificação de trabalhadores e gestores

Os trabalhadores devem ser requalificados dentro de suas organizações, pois, eles serão os responsáveis pela atualização tecnológica do setor. Para que isso aconteça é necessário que eles possuam conhecimentos em tecnologias digitais como programação e análise de dados, além das competências socioemocionais.

  • A introdução da indústria 4.0 deve iniciar por tecnologias já disponíveis e de baixo custo

A utilização de sensores e de tecnologias como internet das coisas, computação em nuvem e big data são as ferramentas mais importantes utilizadas pelos gestores para que eles entendam o que ocorre no “chão de fábrica”. Sistemas de Inteligência artificial também permitem a ação com antecedência, antecipando problemas como quebras de equipamentos e componentes e planejando as manutenções preditivas. Desta forma, é possível aumentar a disponibilidade de recursos essenciais e a produtividade das empresas.

  • Investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

As empresas precisam ousar e investir no desenvolvimento de produtos inteligentes e conectados, que utilizem tecnologias impactantes, capazes de afetar o mercado internacional. Agregar a solidez das indústrias à criatividade das startups de base tecnológica nesse processo de inovação é um dos caminhos mais favoráveis na resolução de soluções para os problemas globais.

A mudança das empresas para esta nova forma de Indústria 4.0 deve ser feita gradativamente podendo-se atualizar de estruturas e equipamentos já existentes. Esta revolução não é só um desafio, mas sim uma oportunidade do próprio conhecimento e controle gerencial das empresas, abrindo caminho para o aumento da eficiência e alinhamento às expectativas e demandas de mercado.

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/quais-passos-as-empresas-devem-seguir-para-entrar-na-industria-4-0