A partida de motores assíncronos, apesar de ser um assunto bastante estudado, ainda causa controvérsias, pois nem sempre os dispositivos de partida de motores especificados atendem seus propósitos. O objetivo deste webinar é apresentar a possibilidade de se efetuar a compensação da energia reativa consumida no período de partida de grandes motores ou de um grupo de motores como ferramenta para compensação do afundamento de tensão associado e efeitos indesejáveis.
ATENÇÃO: Clique nos links abaixo para download gratuito de material adicional ao apresentado no webinar: TURKISH STATE RAILWAYS ELECTRICITY e Eskisehir Light Train- Correcting Capacitive
José Starosta – Engenheiro eletricista (Escola de Engenharia Mauá), mestre em engenharia elétrica (Escola Politécnica/USP) e sócio-diretor da Ação Engenharia e Instalações. Especialista na área de eficiência energética, qualidade de energia e compensação reativa. Autor de diversos trabalhos publicados, participação na organização de congressos e instrutor de cursos relacionados a qualidade e uso racional de energia desde 1993. Membro do IEEE. Presidente da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia). Membro do ABNT/CB3- na comissão de revisão da norma ABNT NBR 5410.