Eficiência Energética em Sistemas de Exaustão

A indústria no Brasil necessita cada vez mais estar focada em produtividade e administração dos custos. O custo de produção no país tem aumentado e a tarefa de exportar tem ficado cada vez mais desafiadora. Neste contexto, reduzir custos com energia elétrica,  um insumo de relevância no processo, torna-se uma grande prioridade.
Uma análise das plantas mostra os equipamentos de exaustão (filtros de mangas) como um ponto fundamental a ser tratado, pois concentram uma parcela significativa do consumo de energia. Além disso, os filtros de mangas possuem uma condição de operação que pode ser variada em função do processo, mas que normalmente não é visualizada e explorada na indústria.
Acesse também: WEG – Case Filtro de Mangas.

Rodrigo Augusto Neves – Engenheiro Eletricista/Eletrônico formado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em São José dos Campos. Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Curitiba. Experiência Profissional em empresas como Henkel Loctite, Embraer, Monsanto do Brasil e atualmente na WEG Equipamentos Elétricos.

Arquivos disponíveis

  • Doc-82-ga-ge-me-Webinar-Eficiencia-Energatica-em-Sistemas-de-Exaustao

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados