Estado da Arte de Transformadores Eficientes nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica – Parte 5

Neste webinar serão apresentados e discutidos os principais aspectos relativos ao projeto e aplicação de transformadores eficientes. A proposta contempla, de forma sequencial, a definição de eficiência energética (que difere substancialmente de rendimento), a avaliação de carregamento, a análise de investimentos, as características específicas de transformadores monofásicos e trifásicos e a avaliação dos custos de manufatura, bem como os preços das commodities (basicamente aço silício e cobre).
Deste modo estão previstos os seguintes tópicos, que serão apresentados de forma sequencial-mensal:
Eficiência e análises de carga (já realizado em 01/07/2010)
Transformadores eficientes e análise de investimentos (já realizado em 22/07/2010)
Transformadores monofásicos rurais & impedância percentual (já realizado em 12/08/2010)
Transformadores trifásicos e desbalanço de carga (já realizado em 15/09/2010)
Ganhos econômicos obtidos através do remanejamento de transformadores instalados na rede de média tensão
Análise de projetos de transformadores eficientes versus commodities
Cada um dos tópicos pretende cobrir os aspectos mínimos necessários para que o processo e o conceito de eficiência energética e manufatura, sejam compreendidos e aplicados nas indústrias e concessionárias de energia elétrica. Serão abordados e discutidos a importância de uma avaliação consistente do carregamento, os principais problemas associados ao desbalanceamento de carga e suas implicações. Os exemplos serão baseados em casos reais retirados de concessionárias do setor elétrico brasileiro e de trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos junto aos principais fabricantes de transformadores no Brasil.
Esta quinta apresentação (Ganhos econômicos obtidos através do remanejamento de transformadores instalados na rede de média tensão) tem origem em um estudo de remanejamento de transformadores monofásicos de média tensão, com base na análise de carga de 69 transformadores pertencentes à AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia. Os objetivos principais desta análise foram a verificação dos benefícios para o sistema de distribuição e a redução dos custos das perdas totais resultantes do remanejamento dos transformadores de média tensão. Realizou-se a comparação entre três grupos de transformadores. Como resultados, verificou-se que o remanejamento dos transformadores de média tensão é um procedimento viável e que contribui com a eficiência do sistema de distribuição.
Aellfclêniton M. M. Diniz – Nasceu em 1981 em Campina Grande (PB, Brasil). Recebeu o diploma de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Campina Grande em agosto de 2009. Atualmente é aluno de Mestrado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Suas áreas de interesse são equipamentos elétricos, distribuição da energia elétrica e monitoramento e diagnóstico em pára-raios de óxido de zinco. Sob orientação do prof. Dr. Manuel Luis Barreira Martinez, coordenador do Laboratório de Alta Tensão e do Grupo de Estudos sobre Transformadores Eficientes da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Arquivos disponíveis

  • Doc-132-tr-Webinar-Estado-da-Arte-de-Transformadores-Eficientes-nas-Redes-de-Distribuicao-de-Energia-Eletrica-parte-5

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados