Sistemas de Automação e Supervisão Predial

A indústria imobiliária tem desenvolvido projetos diferenciados para atender a demanda crescente dos moradores, principalmente nos grandes centros urbanos. Assim, estão surgindo condomínios com áreas comuns extremamente bem dotadas de equipamentos e ambientes destinados ao lazer, entretenimento e conforto de seus ocupantes, sem abrir mão da sua segurança.

No entanto, constata-se que a operação e manutenção destas áreas estão se tornando uma tarefa complexa para os gestores e dispendiosa para os condôminos. Como ferramenta de grande utilidade, a implantação de sistemas modernos de automação vai permitir manter os custos sob controle e aumentar ao máximo a eficiência no uso dos recursos disponíveis.

Nesta apresentação, serão mostrados os caminhos para obter sucesso nesta implantação, desde o levantamento de dados, passando pelo projeto, escolha e especificação do sistema adotado. Para ilustrar o tema em discussão, será apresentado um estudo de caso mostrando detalhes de cada uma destas etapas.

José Roberto Muratori – Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há mais de doze anos na área de Automação Residencial e Tecnologias para Habitação. Foi membro fundador da AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial, e atualmente é seu diretor-executivo. Participa da Marbie Systems, empresa de consultoria e projetos de automação residencial que atua em todo o território brasileiro e tem como clientes algumas das principais incorporadoras e construtoras do País. Apresenta palestras e ministra cursos e seminários sobre temas ligados à tecnologia. É colunista em revistas e sites da Internet, tendo diversos artigos publicados que se tornaram referência no mercado de Automação Residencial.

Arquivos disponíveis

  • Doc-105ge-Webinar-Sistemas-de-Automacao-e-Supervisao-Predial

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados